quarta-feira, 18 de julho de 2012

PARA ROMA COM AMOR





Título original:           To Rome with Love
Produção:                   USA/Itália/Espanha 2012
Direção:                     Woody Allen
Cast:                           Woody Allen, Judy Davis, Ellen Page, Penelope Cruz, Alec Baldwin, Jesse Isenberg

O filme, nos mesmos padrões de “Meia noite em Paris”, cria uma comédia que surge juntando turistas estrangeiros e italianos a moradores da cidade, com a adição de algumas idéias estapafúrdias, tudo temperado por lugares comuns, tanto em diálogos, - menos, naturalmente, os ditos por ele mesmo – como em situações já vistas. Flagrantes de traição, troca de esposas, ingenuidade da recém casada que cai na lábia de um velho ator famoso, tudo em torno de uma Roma como realmente ela é no viço de uma primavera luxuriante.
Mas ando meio cansada de ver Woody Allen idiotizando-se só para soltar alguma frases de sarcasmo inteligente. Alguns dos seus filmes realmente geniais já estão sendo exumados em festivais dedicados a esse diretor agora em pleno Sunset Boulevard. E assim seja, contanto que saiba manter a faculdade excepcional de saber, como soube nesse filme, escolher uma Judy Davis para o papel da própria mulher e da fantástica Ellen Page para ser uma Monica inigualável.
Amem.

Um comentário:

Sandra Schamas disse...

Apesar de ter passado bons momentos ao assistir esse último filme do eterno psicoanalisado, tenho que concordar com sua crítica, Bruna. Mas, na hora, na companhaia de minha filha que está prestes a ir para a Itália, confesso que curti. Além disso, o papel de Woody Alan chatinho, me lembrou muito uma certa pessoa que conheci. A trilha sonora, como sempre, nota 10. Concorda? bjs san