sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O CLUBE DOS ANJOS - G U L A

Autor: Luis Fernando Veríssimo

Editora: Objetiva 1998


Lindo: esse livro deveria ser vendido e exposto em Galeria de Arte, com direito a vernissage e tudo mais. Na capa mil vermelhos se cruzam, se perseguem, se atropelam, com e sem contornos, com e sem intensidade, às vezes parecendo sombras, outras em fuga a fora...e a dentro das lapelas. O título, em letras brancas e finas estão aprisionadas pelas palavras "GULA": quatro letras em relevo,transparentes e luzidias, quase imperceptíveis mas presentes e intrigantes a abrir a curiosidade dos dedos de quem o manuseia pensando se irá comprá-lo. Antes de encontrar o texto, mais duas páginas de pretos e vermelhos mais intensos onde descobre-se uma coroa de cajus a contornar pratos, sempre pretos e vermelhos, de estilos diferentes, num dos quais um pássaro parece gangorrar-se com olhar suspeito. Ao folhear mais, a primeira página de cada capítulo é impressa em branco sobre fundo preto com letras surpreendentemente blown-up. Na última página de cada capítulo, sobrando espaço - em preto sobre branco, com letras normais -aí estão, de novo, em desenhos cinzentos, quase transparentes, os cajus, alguns pratos e hieroglifos em forms de folhas. O curioso já resolveu comprar o livro. Ao pesquisar os colaboradores daquela edição tão atraente, impossível não aplaudir Victor Burton, responsável pela capa e projeto gráfico. E uma Beatriz Milhazes, a quem se dá crédito de "ilustração da Capa GULA" SIC!...então a palavra GULA não fazia inicialmente parte do título que o Veríssimo lhe dera? Ele ganhou um presentão! O agora feliz dono do livro dispensa até o embrulho e a sacolina plástica da Livraria...oops, da Galeria! No assento do carro, ao seu lado, o intenso e fantasioso colorido ocupa o espaço de uma nova namorada. Esta noite estará muito ocupado... Ah, sim, mas: e o livro? Quem sou eu para estar resenhando um Luis Fernando Veríssimo...

2 comentários:

Samia disse...

Que lindo! Falar do livro sem fazer resenhas, mas observações sobre a estética gráfica. Fiquei com vontade de ler o Gula.
Dessa coleção dos Pecados Capitais, li A Casa Dos Budas Ditosos. A proposta era falar da luxúria e o Ubaldo cumpriu a risca. Escreveu um livro totalmente luxuriante. O exemplar que li era de uma biblioteca tão manuseado, tão requisitado que não pude deixar de imaginar quem eram aqueles leitores e como utilizaram o livro.
Beijos
Samia
(colega do escrevivendo)

Samia disse...

Ah! sim, estarei no escrevivendo. Estou muito animada com o novo tema.
Vou aceitar seu empréstimo do livro. Fiquei muito curiosa, mas não achei em nenhuma biblioteca aqui perto. Talvez, não gostemos dele juntas.
Até sábado.